quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Perguntas e respostas sobre a salvação

Todas as pessoas serão salvas?
Não. Deus deseja a salvação de todos, é o que está escrito na Bíblia em 1 Timóteo 2.4, porém, para ser salvo cada pessoa precisa crer na salvação de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Como muitos rejeitam a Jesus, consequentemente estão negando a sua própria salvação.

O que eu preciso fazer para ser salvo?

Esta é uma pergunta que tem sido feita por muitas pessoas, muitos acreditam que fazer sacrifícios, penitências, cumprir rituais religiosos e outras coisas do gênero poderão garantir a salvação.
A Bíblia nos mostra que a salvação é pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo. Esta fé está expressa em crermos que Jesus Cristo é o unigênito filho de Deus, que morreu na cruz em nosso lugar, que ressuscitou, vive e voltará em breve para nos levar para o céu.
No livro de Atos dos Apóstolos 16: 29 – 31 encontramos uma resposta bem direta para esta pergunta:
O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?”
Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.
Ensino semelhante encontra-se no evangelho de João 3.16:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Fica claro então que para ser salvo deve-se, como primeiro passo, crer em Jesus, contudo há muitas confusões quanto ao que é crer em Jesus, pois muitos confundem crer com acreditar e não é isso que a Bíblia nos mostra.
Outro erro comum é imaginar que não precisamos fazer nada, e que o ato de crer não nos impõe nenhuma responsabilidade. Este também não é o padrão bíblico para quem exerce sua fé em Jesus Cristo. Pois crendo em Jesus Cristo, devemos imitá-lo semelhantemente em nossos dias como Ele viveu entre nós a centenas de anos atrás, em santidade, comunhão, perseverança, fé, e respeitando a integridade de cada ser e no respeito que nos ensinou suportando em amor até aos nossos inimigos debaixo de sua graça e, acima de tudo, reconhecendo-o como Deus, nosso redentor e salvador.

Mas então o que é crer em Jesus?

Devo trazer a tona dois exemplos simples:
·         1º. Uma atleta prometeu a seus pais o seguinte: “Eu creio que estarei nas olimpíadas de Pequim se Deus quiser.”, e treinava constantemente em busca da perfeição em sua modalidade para voltar feliz e cheia de medalhas, que tornariam - se o símbolo de sua gratidão a seus pais por todo investimento que fariam por ela.
Porém, pega no exame anti-dopping, em uma das provas eliminatórias foi condenada a não competir nas olimpíadas, frustrando Não apenas seus planos, mas também de seus pais, treinadores e amigos.
·         2º. Uma mãe, com a idade de 39 anos, recebe a notícia que seu parto muito complicado, acabou causando danos irreversíveis em seu filho recém-nascido, o qual terá que fazer uma série de cirurgias enquanto bebê para tentar restaurar a sua integridade física e motora, porém seus médicos sugerem que por ser muito complicado a cirurgia em um bebê frágil e recém-nascido poderia, se não houvesse êxito, levá-lo a óbito. E que mesmo que viesse a ser cirurgiado com perícia e sucesso, não se poderia garantir cem por cento de recuperação e que o recomendado seria mantê-lo apenas como está.
Porém, movida de muita fé e confiando em Deus, ela responde a seu médico tão sinceramente como ele foi a ela: “Meu filho foi um plano de Deus pra mim, quem diria que eu o teria com essa idade e com tantos problemas de saúde como tenho. Contudo,deu-me um filho lindo e saudável, e tal como é! Deus pode fazê-lo recuperar-se! Acredito que Deus tem poder para criar a humanidade novamente se quiser, que direi ao meu pequeno e frágil filho quando crescer, que cruzei os braços?
Mas, Doutor, Permita-me uma palavra mais: Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna. E eu creio, sem sombra de dúvidas que Deus pode e se quiser ele faz. E se o senhor pode, porque me pergunta ainda se eu quero que o faça?
Duas situações, uma questão: “Qual a diferença?”
Percebemos que a Atleta e a Mãe, mencionaram o nome de Deus. Demonstraram, de maneiras próximas confiança em “um Deus”.A diferença é que a Atleta confiava em si mesma, colocando-se como auto suficiente, trazendo para si própria o mérito e o poder de realizar ou não; e a Mãe confiou em Deus, colocando-se como expectadora e incapaz mediante o caso entregando-o nas mãos Daquele a quem a sua Fé apontava, “O Deus!”.
Ter Fé é confiar sem duvidar, é questão imaterial, isto é, a Fé é empregada em questões que independem da intervenção humana ou natural é a mesma que está no texto dos Hebreus 11-1 que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” Texto esse que exprime a verdadeira face do crer em Deus. Pois Deus é superior a nossa inteligência, por isso temos de crer Nele, pois se o explicássemos não seríamos nós os deuses?
Pois, sabe-se que existem coisas como o vento e o Amor que não se questionam sobre suas existências, mas que não se pode provar de maneira comum sua não existência pois de alguma forma são compreendidas, sentidas, tocadas e/ou transmitidas de maneira que não se pode ver ou provar, mas que se compreende tal como é expressada.
A Fé, que está implícita no termo Crer é a mesma de Hebreus 11-1, mas depende de uma lei que Jesus deixou implícita em Mateus 21-21e22: “Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” Mesmo que Instintivamente tenhamos um lado que nos inclina a desconfiar de pessoas, sentimentos e decisões, somos colocados sempre à frente de questões que oscilam entre aceitar ou declinar. A Fé é aquela voz que nos diz que não há impossíveis e o crer é o primeiro passo para confiar no caráter de Deus e que Ele vai fazer alguma coisa independente do meu caráter ou merecimento, porque fui ou som bom, mas simplesmente porque Ele pode fazer porque Ele tem todo o poder e a sua vontade é Absoluta!
Faria - se desnecessária essa explicação se os termos agissem separadamente, mas eles se completam um ao outro. Tiago, Irmão de Jesus, escreveu em sua carta às doze tribos de Israel algo muito conveniente a esse tema: “Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem.” Tiago colocou aqui a questão em panos limpos, mostrando que é melhor viver com Fé, realizando milagres através dela, que apenas acreditando que pode acontecer com alguém, um dia e se deus quiser. Mas independentemente que eu entenda a Deus e ao que e como ele deva ou não fazer eu creio no seu caráter e no seu tão maravilhoso Amor e na obra de suas mãos.
Portanto, crer em Jesus não é um gesto da boca para fora, implica em mudança de vida e total submissão à palavra de Deus, só assim poderemos afirmar que cremos em Jesus e verdadeiramente seremos salvos.
Se uma pessoa morrer sem Jesus, ela terá ainda alguma chance de salvação?
Não. A salvação é oferecida gratuitamente a todos aqueles que em vida recebem Jesus como seu Salvador e permanece fiel até o fim. Em Hebreus 9.27 está escrito que aos homens está ordenado morrer apenas um vez, vindo em seguida o juízo.

O Juízo Final

O juízo final será o último acontecimento para o homem antes da eternidade. Homens e mulheres, ricos e pobres, jovens e idosos... A Palavra de Deus diz que todos que morreram serão ressuscitado dentre os mortos para enfrentar o juízo final.
Aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo e serão atormentados pelos séculos dos séculos.
O juízo final é ponto final do pecado do homem, o juízo final será o início da perdição  para aqueles que rejeitaram a palavra de Deus, o juízo final será doloroso e colocará o homem ímpio no lugar de maior sofrimento, o inferno.
Os sinais do fim dos tempos estão em todas as partes: Fome, Pestes, terremotos em vários lugares, Guerras e rumores de guerras, Reino contra reino, Nação contra nação.
Mas e o purgatório?
Em momento algum a Bíblia diz que existe um purgatório, ou uma segunda chance para aqueles que morreram sem Jesus, na parábola do Rico e Lázaro (Lucas 16.19-31) fica claro a existência de apenas dois caminhos após a morte, céu ou inferno!
Não quero compromisso com Jesus agora, mas no último momento vou me entregar para ele  e ganhar a minha salvação, Ok?
Esta é uma estratégia suicida, pois, pensando o homem que tem o controle de sua vida, erra! Porque não o tem. Pois Jesus quando chama o homem para viver em sua presença Ele tem pressa, mas respeita sua decisão, mesmo que no fim o encaminhe à perdição, pois Deus desconhece o impossível.
Mas para proteger ao próprio Homem, Deus impôs limites desde a sua criação dizendo:
“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.” (Gênesis 3-3).
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)
“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.” (João 5-24)
“Para que, assim como o pecado reinou pela morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, Mediante Jesus Cristo nosso Senhor.” (Romanos 5-21)
“E por isso é mediador de uma nova aliança, para que, intervindo a morte para remissão dos pecados que havia sobre a primeira aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” (Hebreus 9-15)
Jesus foi posto como Sumo sacerdote da Nova Aliança, “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, para sempre aperfeiçoado.” (Hebreus 7-28) iniciada na sua ressurreição, ajuntando assim todos os povos que o declararem O Filho do Altíssimo Deus como Redentor e Salvador, e criando a lei perfeita que é a vontade de Deus onde a Salvação é um dom imerecido ao homem, mas que Deus os concede deliberadamente àqueles que o aceitarem. Dando fim assim a antiga aliança feita por Deus a Moisés no deserto para um povo escolhido que não se converteu à santidade de Deus e pereceu sem receber a graça da Salvação, mesmo vivenciando milagres, maravilhas e prodígios de Deus durante quarenta anos. Por isso não devemos pensar que teremos a chance de pedir perdão e sermos perdoados no nosso último suspiro de vida, pois como está escrito em Lucas 12-20: “Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
A salvação depende de Deus ou de nós?
Veja o que diz em João 3.16-18:
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Veja que o plano da salvação veio de Deus e Jesus executou este plano dando a sua vida por nós, a isto chamamos de graça. Logo a salvação é um presente de Deus, porém, devemos crer no sacrifício de Jesus e submeter a nossa vida ao Senhor e a sua palavra.
Acho que eu já pequei muito, tem certeza de posso ainda ter a salvação?
Jesus veio para salvar o mundo, não para condená-lo (ver pergunta anterior). Deus odeia o pecado, seja ele qual for, mas ama o pecador e estará disposto a perdoar quando este humilhar na presença de Deus e se arrepender de seus maus caminhos. Veja o que a bíblia diz em Isaías 55:7.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

Tem alguém procurando por você

Há muito tempo ele vem tentando falar com você, pois ele te conhece muito bem e sabe que você precisa muito dele. Sua história não é estranha para ele, cada decisão que você tomou na vida e cada acontecimento ele tem acompanhado.
Ele sabe que sua vida está um pouco corrida e que você não tem parado muito para ouví-lo, mas ele não desistiu de falar com você e sinceramente, pelo que conheço dele não vai desistir.
Há um detalhe muito importante que preciso te falar a respeito dele, diferente de muitas pessoas que você conhece, ele não é invasivo, não vai te colocar na parede para ouví-lo nem vai desrespeitar a sua decisão.
Mas o assunto é sério e urgente! É caso de vida ou morte, por isto você precisa ouví-lo atentamente pois as suas palavras irão dar sentido a sua vida e certamente você nunca mais será o mesmo.

Mas quem é ele?

O seu nome é Jesus, o filho de Deus, que morreu na cruz do calvário para pagar os seus pecados e te dar a vida eterna. O maior exercício de amor é oferecer a sua própria vida em favor de outro e isto foi o que Jesus fez por você.
Agora que você já sabe quem ele é o que ele quer te dar, não hesite em ouvir a sua voz e prontamente atender ao seu chamado, pois a palavra de Deus diz em Hebreus 3.7-8:
Se ouvires hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Mas se uma pessoa não for salva o que vai acontecer com ela?
Infelizmente ela será condenada ao inferno.
E quanto tempo ela vai ficar no inferno?
Nós somos criaturas eternas, ou seja, quem for para o céu ficará no céu eternamente e quem for para o inferno ficará no inferno eternamente.
Agora, pare um minuto e pense. ETERNAMENTE! Isto é muito sério!
Se eu for uma pessoa boa e caridosa também posso ganhar a salvação?
Ser bom e caridoso é algo desejável para todos aqueles que desejam ser salvos, porém, em momento algum pode ser usado como mérito para a salvação. Não podemos salvar a nós mesmos, ou seja, por melhores que sejam as nossas ações ainda assim dependemos totalmente de Jesus para sermos salvos e só e SOMENTE SÓ em Jesus poderemos chegar ao céu.
Quando eu morrer minha família poderá mandar rezar muitas missas para a minha alma, isto não ajudará na minha salvação?
Não. Esta é uma prática totalmente errada e sem valor algum. Em Romanos 14.12 está escrito:
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Fica claro que a salvação é individual e temos que obtê-la em vida por nossas próprias escolhas e decisões. Depois de morto, nada poderá mudar o destino que nós mesmos escolhemos em vida! Portanto, escolha Jesus, pois é tudo que você vai precisar!
Mas eu já tenho uma religião!
Não é raro encontrar pessoas que ao falarmos de Jesus, afirmam: eu já tenho uma religião! Normalmente as pessoas tem uma religião, mas será que todas têm Jesus?
As perguntas abaixo tem o objetivo de ajudar a entender melhor como a sua religião está perante os ensinamentos bíblicos acerca da salvação.
1º - Na sua religião, o louvor, a adoração, a glória ou qualquer outro tipo de culto é dirigido a:
·         a) - somente a Deus (Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo);
·         b) - a Deus e aos santos;
·         c) - a ninguém.
2º - O que acontecerá após a morte:
·         a) - segundo a bíblia, haverá apenas dois caminhos, céu para os justos e o inferno para os pecadores;
·         b) - céu para os justos, inferno para os pecadores e um lugar intermediário para aqueles que, digamos assim, não foram muito bem;
·         c) - morreu acabou ou seremos reencarnados.
3º - A salvação é possível:
·         a) - somente através de Jesus;
·         b) - através de Jesus com a intercessão dos santos junto a Deus;
·         c) - através das nossas obras aqui na terra, ou seja, basta sermos boas pessoas para sermos salvas.
4º - Quais os critérios que a sua religião ensina que são necessários para se obter a salvação:
·         a) - aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador (o que é aceitar Jesus?);
·         b) - basta ser uma pessoa boa e caridosa;
·         c) - esforçar bastante e fazer penitências.
5º - Qual doutrina ou ensinamento é usado como regra de fé e prática na sua religião:
·         a) - a Bíblia Sagrada;
·         b) - a Bíblia e as tradições da igreja;
·         c) - os ensinamentos baseados nas revelações de lideres religiosos que não tem origem bíblica.
A letra A é a resposta correta para todas as perguntas. Portanto, se você respondeu a uma ou mais perguntas com alternativas diferente da letra A, então você precisa rever seus conceitos acerca dos ensinamentos bíblicos.
Resposta bíblica para a primeira pergunta.
[ Apocalipse 22.8 - Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. 9 - Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.]
Resposta bíblica para a segunda pergunta.
[ Lucas 16.22 - Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão*; morreu também o rico, e foi sepultado. 23 - No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. ]
* seio de Abraão (paraíso, céu)
Resposta bíblica para a terceira pergunta.
[ João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ]
Resposta bíblica para a quarta pergunta.
[ João 14.6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim]
[ Hebreus 12.14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, ]
Resposta bíblica para a quinta pergunta:
[ Gálatas 1.8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema*. ]
* anátema (amaldicoado)
Portanto, Jesus Cristo é o único caminho que nos conduzirá a vida eterna. Rejeite qualquer alternativa que não aponte para o sacrifício de Jesus no calvário. Ele pagou o preço de nossos pecados e a ele devemos toda a nossa fé, crença e esperança.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Epitáfio de um exilado.


Não importa se o meu nome é o menor, mas que o Dele sempre esteja em evidência.

Mesmo que alguns carreguem no peito o simbolo de sua vergonha, a saber a cruz romana, e digam segui-lo, eu declaro perante o sobrenatural que eu o temerei, e sobre todas as coisas absolutamente, pois eu sei que Dele é o reino e a justiça que impera no amor ágape e soberano de sua sabedoria, e que eu sou o alvo de seu tão grande amor.

E Mesmo que muitos me odeiem com amor vil e sentimento pervertido apenas porque declaro que o "meu cristo" ainda é o mesmo e tem poder para fazer de mim um regenerado, perdoado e salvo e que como o condenado da cruz que mesmo indigno foi recebido nos céus na companhia de Jesus, eu também o declararei: Falta pouco, está chegando o final e o fim vem! sobre os quatro cantos da terra. E perecerá toda carne e ciência e conhecimento pelo fogo que é o poder da palavra de Deus, que através de mim se indigna contra todo homem mal que prova do poder de Deus e blasfema Dele na primeira oportunidade com atos e pensamentos, a estes está reservado à sua porção o que lhe cabe no lago que arde em fogo eterno. Mas que àqueles a quem O Senhor quiser revelar a sua salvação, sim!, a esses tais reservará o Senhor maravilhas que nunca sonhou a indouta sabedoria humana; Maravilhas que os olhos do homem nunca viram e que seu coração nunca almejou, mas que o Senhor tem preparado desde o começo dos tempos.

Pois há de chegar o dia, e ele vem!, Veloz como a aurora que não há quem possa impedir e haverá quem tente ofuscar o brilho desta palavra que é como o sol que não se podendo esconder, fecharão os olhos e passarão despercebidos por tudo quanto o Senhor avisara que não fizessem e perecerão. e dirão naquele dia terrível: Não profetizei eu no teu nome, prodígios e maravilhas realizamos em teu nome? e Deus os responderá: Apartai-vos de mim pois não vos conheço.

E Mesmo que os governos um dia se voltem contra mim e me tornem um exilado e aos olhos dos homens eu seja considerado um homicida, por conta do amor a essa palavra eu declararei:
Nunca negarei àquele que me amou, àquele que tanto fez por minha descendência mesmo que não merecêssemos ou sem ao menos ter visto o meu rosto e o seu e mesmo que eu morra, ainda assim não o negarei nem perante os homens nem em meu interior pois Ele reina e vive e me conhece. pois de mim ele não se envergonhou, mesmo sabendo quem sou e quem fui para tornar-me aquele a quem serei.

Por isso não deixe para amanhã pois Ele virá como um ladrão que não avisa quando vem e vem muito rápido de maneira que não se pode impedir.

E Ele será Deus!

Por isso temam povos da terra e aceitem o seu juízo.